(POST UPDATE) A popularidade das séries de televisão sem dúvida não é um fenômeno novo, mas os contextos de produção e recepção se transformaram ao longo da história. A tecnologia digital e estratégias globais das grandes corporações de mídia não apenas aumentaram o mercado para produtos televisivos mas também intensificaram o debate acadêmico sobre as conseqüências da circulação e recepção destes produtos num nível global, nacional, regional e local.
A coleção Reading Contemporary Television da I.B. Taurus / MacMillan oferece uma leitura crítica dos produtos televisivos contemporâneos, com obras que agregam artigos de acadêmicos ingleses e americanos cujas linhas de pesquisa giram em torno da dramaturgia serializada. A coleção é coordenada por Kim Akass, da London Metropolitan University, e Janet McCabe, da Manchester Metropolitan University. Entre os títulos estão:
- Reading Sex and the City, de Janet McCabe e Kim Akass (ed.)
- Reading The Sopranos, de David Lavery (ed.)
- Reading Lost: Perspectives on a Hit TV Show, de Roberta Pearson (ed.)
- Reading CSI, de Mike Allen (ed.)
- Reading Six Feet Under, de Janet McCabe e Kim Akass (ed.)
Embora ainda não exista previsão de publicação em português, a maioria das grandes livrarias brasileiras importam os livros sob encomenda.
Outros títulos interessantes na área de cultura visual e estudos de mídia são:
- Re-viewing Television History: Critical Issues, de Helen Wheatley (ed.) - Third Wave Feminism and Television, de Merri Lisa Johnson (ed.)
- Reading 24: TV Against the Clock, de Steven Peacock (ed.)
- The Queer Politics of Television, de Samuel Chambers