14 março, 2012

Dica de Livro: "The Art of Immersion"

Update: Post originalmente publicado em 20/04/2011.



Livro essencial para quem estuda ou trabalha com comunicação, publicidade, webdesign, cinema, TV ou produção de conteúdo em geral: The Art of Immersion: How the Digital Generation is Remaking Hollywood, Madison Avenue and the Way We Tell Stories, de Frank Rose. Lançado em fevereiro de 2011, o livro acaba de sair em paperback (versão mais barata). The Art of Immersion já faz parte da lista de leituras obrigatórias em diversos cursos das áreas de comunicação, marketing e linguística nos EUA e Reino Unido. Infelizmente ainda não há previsão de publicação em português.

Frank Rose, que é também colunista da revista Wired, escreve sobre como, numa época em que histórias estão se tornando jogos, e jogos estão se tornando histórias, o real e fictício começam a se confundir. Os limites entre narrador e audiência, conteúdo e marketing, ilusão e realidade, que antes pareciam claros, começam a se misturar no atual ambiente transmídia.
“Existe hoje um novo tipo de narrativa, que não apenas entretém; ela leva à imersão, é participativa, lúdica, e leva o público bem além do que um drama de uma hora ou um comercial de trinta segundos permite.”

A teoria de Rose está ligada ao conceito de convergência midiática e cultural de Henry Jenkins, e no atual comportamento do público consumidor. O autor defende que hoje não vemos mais os filmes, as séries de TV e a publicidade como antes. Não podemos mais ser chamados de telespectadores. O termo correto é participante.
Há pouco tempo éramos espectadores, consumidores passivos da mídia em massa. Agora, no YouTube, nos blogs, no Facebook e no Twitter, nós somos a mídia. E numa época em que assistimos mais televisão do que nunca, a forma como assistimos está mudando. Filmes, séries e comerciais de TV são hoje convites para participar – são experiências para imergir.”

Usando inúmeros exemplos, de Charles Dickens a Super Mario Bros, de Avatar aos ARGs (Alternate Reality Games), o autor mostra o que acontece com o nosso cérebro quando “imergimos” em uma boa história, e como o storytelling, quando usado de forma correta e inteligente, pode trabalhar a favor de uma marca.

Leitura indispensável e deliciosa.

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2 comentários:

Luiza Versamore disse...

Eu mesma, que nao trabalho com o meio, adorei a novidade do livro! Cada vez mais as coisas vem se confundindo mesmo, ate que ponto isso `e positivo? Mas, ao mesmo tempo faz a gente viajar por "lugares fantasticos", nos absorve, e depois, resta-nos pensar sobre isso tudo, seja um filme, um comercial ou mesmo uma noticia! Sempre ficamos tocados tentando descifrar as mensagens que nos trazem!
Muito relevante! Adorei!
Grande beijo!
Luiza

Sheron Neves disse...

Oi Luiza! Que bom que você curtiu o livro! Pois é, talvez ainda seja cedo para se avaliar este novo universo, mas é sem dúvida interessante! Tenho me dedicado a estudar este tema, pois reúne duas das minhas áreas, tv e marketing. Pretendo publicar mais textos em torno do tema em breve.
Adorei o comentário, e obrigada pela visita ;-)

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