Já escrevi muitas vezes aqui sobre o comportamento dos fãs, e quem me conhece sabe que este é um assunto que me fascina. Tenho um carinho todo especial pelos fãs de TV, não só porque me incluo no grupo, mas porque tamanho fervor instiga minha curiosidade de pesquisadora. Para esta turma, uma série não é apenas um programa qualquer na tela na TV. É um lifestyle, uma forma de se definir, uma fonte de inspiração - e de aspiração. A expressão "vestir a camiseta" para eles (ou melhor, para nós) tem outro sentido. Até porque a camiseta, o boné ou a adesivo da série ficaram no século passado. Hoje os fãs estão optando por uma marca bem mais definitiva: a tatuagem. E, ao contrário do que se costuma pensar, não só só os fãs de ficção científica. As séries dramáticas, comédias e animações também aparecem em braços, pernas e costas pelo mundo afora. Arrependimentos? Quem sabe alguns se envergonhem de sua escolha daqui há uns dez anos. Outros talvez carreguem sua tattoo com orgulho para o resto da vida. E alguns, bem, talvez para alguns falte espaço no corpo para tanta paixão.
Sucessos dos anos 80 e 90: Alf e Um Maluco no Pedaço |
Também dos anos 90: a inesquecível Twin Peaks |
Arquivo X e Buffy, A Caça Vampiros |
Entre as animações, Os Simpsons e South Park (abaixo) |
A clássico da BBC, Doctor Who |
Duas séries veneradas pelos sci-fi fans: Lost e Star Trek |
Os deliciosos vampiros da HBO: True Blood |
Outra do gênero sci-fi: Supernatural, sucesso entre os teens |
----------------------------------------------------------------------------------------
Interessado em marketing de experiência, segunda tela, engajamento de fãs e na aplicação da narrativa transmídia e do storytelling na comunicação de sua empresa? Então dá uma conferida no curso STORYTELLING E TRANSMÍDIA PARA MARCAS da Escola de Criação ESPM-Sul. Matrículas abertas.
----------------------------------------------------------------------------------------
Nenhum comentário:
Postar um comentário