25 janeiro, 2012

Dedo na ferida: cartaz de Mad Men gera críticas

O cartaz promocional da 5a temporada de Mad Men tem causado polêmica nos EUA. Algumas pessoas têm se sentido ofendidas pelo fato dele remeter a uma perturbadora imagem do 11 de setembro: a do Falling Man (como ficou conhecida na mídia, após estampar a capa de jornais no mundo inteiro).

O cartaz, super minimalista, não menciona o nome da série. Mostra apenas a silhueta do homem em queda (a mesma da vinheta de abertura) e a data 25 de março. Uma escolha bastante ousada da emissora AMC, que certamente está contando com o fato de que o público está suficientemente familiarizado com a iconografia da série.

A foto do homem jogando-se do World Trade Center - assim como das outras duzentas pessoas que pularam do prédio em chamas naquele dia - é sem dúvida uma dolorosa lembrança gravada na memória de todos nós. Como comentou
Mark D. Thompson, “a imagem mais poderosa do desespero no início do século XXI talvez não seja encontrada na arte, literatura ou na música, mas sim em uma única fotografia.”

Entretanto, quem assiste a Mad Men sabe que a série é, na sua essência, um olhar pós 11 de setembro sobre a fábula do sonho americano. Não é à toa que a vinheta de abertura da série explora justamente a imagem do império em declínio, através de uma versão estilizada da trágica imagem do falling man. Por isso mesmo é um tanto surpreendente que após cinco anos do lançamento da série este tipo de manifestação ainda exista.


Detalhe da vinheta de abertura da série

É importante lembrar que não estamos falando de uma comédia, ou de um programinha de TV de mau gosto explorando as famílias das vítimas. Não. Estamos falando de um dos dramas mais inteligentes, densos e maduros da história da televisão mundial.

Sim, a imagem do cartaz de Mad Men pode ser chocante. Pode ser que traga lembranças que todos estão tentando apagar. Mas como um bom psicanalista, Matthew Weiner não nos deixa esquecer. Ele nos convida a explorar o passado para que possamos entender o presente.
E a ferida, pelo jeito, segue fresca.




Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...