18 janeiro, 2011

Laranja Mecânica chega à meia idade

Em 2011 o über cult Laranja Mecânica (A Clockwork Orange) está completando 40 anos (a estreia oficial foi em Dezembro de 1971 nos EUA). Nestas quatro décadas, entre cortes, protestos, e muito Beethoven, esta obra prima de Kubrick segue maravilhando e chocando platéias mundo afora, quebrando paradigmas ao retratar a violência de uma forma totalmente estilizada, embalada pela trilha arranjada por Walter (a.k.a. Wendy) Carlos (leia mais sobre a trilha sonora aqui). Trata-se de um raro exemplo de adaptação em que o filme consegue ser superior ao livro.

No Brasil o filme só foi liberado em 1978. Aparentemente a preocupação maior da censura na época era a nudez e não a violência: as cópias exibidas no país possuíam (as hoje lendárias) bolinhas pretas, que tentavam inutilmente cobrir o sexo dos atores nas cenas de nu frontal.

Com bolinhas ou sem bolinhas, Laranja Mecânica ainda é um ícone do cinema e da cultura pop, com uma linguagem visual que consegue o feito de permanecer sempre atual. Portanto aqui vai uma seleção de referências e homenagens encontradas na TV e na web ao longo dos anos. A primeira é um episódio real dos Simpsons, mas as outras são criações exclusivas de fãs.

Os Simpsons:




South Park: (imagem parte do vídeo criado por lolosasd)


Family Guy:

Snoopy "DeLarge": (criado por D4N13L)




Alternate Universe Movie Poster: (à venda na Hartter) 



 Movie Poster: (homenagem criada pelo designer Heath Killen)




Movie Poster: (homenagem criada pelo designer Brandon Schaefer)



 Movie Posters: (duas homenagens criada pelo designer Carlos Ramos)






Vale também incluir entre os tributos ao filme o disco Ein kleines bißchen Horrorschau (A little bit of horrorshow), da banda punk alemã Die Toten Hosen. A canção Hier kommt Alex (Here Comes Alex) já ganhou versões cover e faz parte do game Guitar Hero.





Em tempo: 
Em 1979 o diretor deu uma entrevista exclusiva a Michel Ciment sobre o filme. Leia a entrevista na integra no The Kubrick Site.

Um comentário:

Ema B. disse...

Olà Sheron!
Eu amo mto O Kubrick e seu post sobre o filme Laranja mecanica é muito bom!
Muito obrigada pela visita!
Até amis!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...