22 janeiro, 2012

Retrailers: parodiando a fórmula


Lost: comédia romântica inocente?

Para quem não sabe, um retrailer (ou recut trailer) é uma paródia do trailer de um filme ou série de TV, alguns feitos por profissionais, outros feitos por amadores munidos de equipamento básico de edição. A brincadeira gira em torno de mudar o gênero original, usando cenas do filme/série mas mudando o tom da narração, a trilha sonora e o ritmo da edição. Incrível como alguns pequenos ajustes podem transformar um family movie da Disney em um sinistro filme de horror. E séries dramáticas tensas como Breaking BadLost podem virar romances açucarados ou sitcoms.

A onda começou em 2005, quando um concurso realizado pela Creative Editors Independent Association gerou o hilário retrailer de uma obra prima do terror, The Shinning (O Iluminado). Criado por Robert Ryang, o vídeo acabou vencendo o concurso e viralizando. 


O colunista Marc Karo do Chicago Tribune lembra que estas remontagens “revelam o quanto os trailers se transformaram numa ferramenta de marketing totalmente formulaica”. E sugere: “Ao invés de colocar advogados atrás desse pessoal, os estúdios devem criar trailers que não sejam um prato cheio para a paródia”. De acordo com o Wikipedia, como são "transformações" de conteúdos originais, estes vídeos não estariam – teoricamente - infringindo as leis de direitos autorais.

Abaixo alguns dos retrailers mais populares na rede:



BREAKING BAD - Sitcom style:


LOST - Wonder Years style:




LOST - Baywatch style:




SEINFELD - Thriller style:




FERRIS BUELLER'S DAY OFF - Indie drama style:




THE SHINNING - Comedy style: 




TAXI DRIVER - Romantic comedy style:



MARY POPPINS - Horror style:

Um comentário:

Armando Karpanno disse...

Muito legal , eu ri muito com todos kkkkkkkk , gosto muito do Meditations in an Emergency , sempre nos mostrando novidades .

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...