O célebre designer gráfico, além de criar a identidade visual de marcas internacionais como AT&T, Minolta e Warner, ficou conhecido pelas suas aberturas de filmes. Seus trabalhos para grandes cineastas como Hitchcock, Preminger, Kubrick e Scorsese são considerados absolutos clássicos. Um dos seus trabalhos mais conhecidos são os créditos iniciais do filme The Man with the Golden Arm. De fato as latas do filme de Preminger ao serem entregues nos cinemas em 1955, traziam em anexo um bilhete para os projecionistas: “FAVOR ABRIR AS CORTINAS ANTES DA ABERTURA DO FILME”. É que até então era muito comum que as cortinas só fossem abertas após os créditos iniciais, que eram considerados muitas vezes entediantes para a audiência. Mas Preminger considerava os gráficos desenvolvidos por Bass parte integrante da obra. Sua influência pode ser vista até hoje no cinema, na TV e na publicidade.
Entre as homenagens não-oficiais estão as aberturas de The Hour (da BBC) e Mad Men, e as criadas por fãs de Lost e Mad Men (assista aos vídeos abaixo).
Lost Saul Bass style:
Mad Men Saul Bass style:
---------------------------------------------------------
Interessado em marketing de experiência, segunda tela, engajamento de fãs e na aplicação da narrativa transmídia e do storytelling na comunicação de sua empresa? Então dá uma conferida no curso STORYTELLING E TRANSMÍDIA PARA MARCAS da ESPM-Sul. Matrículas abertas.
---------------------------------------------------------
Nenhum comentário:
Postar um comentário