Originalmente publicado no blog da Escola de Criação ESPM-Sul.
Depois de nos ensinar a conversar em 140 caracteres,
agora o Twitter quer provar que 6 segundos são suficientes para contar uma história
em vídeo. Com o aplicativo Vine, lançado
no início deste ano, usuários podem gravar e postar vídeos de até 6 segundos de
duração.
Não demorou para as marcas começarem a experimentar
com a ferramenta, de revistas de moda a automóveis, de destilados a sabonetes.
Nesta fase inicial, a grande vantagem é que ainda não existe certo e errado,
pois todos ainda estão aprendendo a se relacionar com o formato “menos é mais”.
Além disso, o Vine, assim como o Twitter, é democrático. Não interessa se você
é apenas um simples mortal ou uma celebridade, uma mega marca ou uma micro
empresa: ali todos têm o mesmo espaço.
E se todos têm o mesmo espaço, então o que irá
diferenciá-lo no final será sua mensagem, seu conteúdo, a história que você tem
para contar. Ela precisa ser memorável e criativa. Seja você uma marca ou um
cineasta, um jornalista ou um chef de
cozinha.
No Brasil, o Guaraná Antarctica foi uma das
primeiras marcas a usar o Vine. Na Espanha, Toyota. No Reino Unido, Cadbury e Bacardi. Nos EUA, Dove, Calvin Klein e Malibu Rum vêm
se destacando. A rede Urban Outfitters recentemente
realizou em conjunto com a Converse o concurso “A
day in the life of your Converse sneakers”. O hotel Cavendish London
premiou em fevereiro o vine mais romântico. E o fato do ilustre Tribeca
Film Festival deste ano ter também premiado os melhores vines (escolhidos
por ninguém menos do que Penny Marshall e Adam Goldberg) comprova o potencial
da ferramenta, que traz uma linguagem visual própria e incontáveis
possibilidades narrativas.
O aplicativo é gratuito e pode ser baixado na App Store (por enquanto disponível somente para sistema operacional iOS). Fonte do infográfico: IstoéDinheiro.
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