Apesar de cinema não ser o foco central desse blog, quem acompanha os posts aqui sabe que às vezes eu abro uma exceção. E esta é uma delas. A "trilogia"
Before... de Richard Linklater vai por fim virar, oficialmente, uma trilogia. Depois do ingênuo
Before Sunrise (1995) e do bittersweet
Before Sunset (2004), chega a vez da última etapa da história da francesa Celine (Julie Delpy) e do americano Jesse (Ethan Hawke).
Before Midnight foi filmado na Grécia, já está em fase de pós-produção e tem estreia prevista para 2013.
O romance, embora nunca tenha sido um grande sucesso de bilheteria, ainda possui uma fiel base de fãs. Talvez por ser uma referência bem típica da geração X, para quem a ideia de conhecer sua alma gêmea em um trem para Viena, passar 24 horas juntos e depois decidir não trocar telefone/endereço/email não é completamente absurda (tente explicar esse conceito romântico-analógico para a turma digital de hoje...). Ou talvez porque grande parte destes fãs tem aproximadamente a mesma idade dos protagonistas, e portanto aprendeu - como eles - que o conceito de alma gêmea só faz sentido quando você tem vinte e poucos anos. Mas como o nosso cérebro se recusa a compartilhar com o coração essa informação (ainda bem), fica sempre a esperança de que Celine e Jesse acabem juntos. Mesmo que tudo se transforme em abóbora depois da meia noite.
Para fechar, esta é uma cena do longa de animação
Waking Life (2001), onde o diretor
Linklater ( mesmo da trilogia) resolveu brincar um pouquinho com a narrativa transmídia e incluiu uma cena onde os dois, em alguma realidade paralela, estariam juntos e batendo um papo super existencialista de mais de quatro minutos (as cenas foram originalmente filmadas com os atores e a animação sobreposta posteriormente). A propósito, no segundo filme,
Before Sunset, a personagem de Celine faz uma referência à velha senhora que ela cita nesta cena.