Timeline "congelada" nesta quinta-feira |
Nesta quinta-feira, dia 19, a repercussão do capítulo 100 de Avenida
Brasil me deixou realmente surpresa. De acordo com a prévia do IBOPE, o tão
esperado “capítulo da virada” deu 40 pontos, o que não é um número muito alto. Mas será que ainda existe
executivo perdendo o sono por causa de índices de audiência? Sabemos que a ação
hoje acontece na imensa sala de estar das mídias sociais, e é lá que o
envolvimento se intensifica. Alguém ainda duvida que TV
social chegou para ficar?
Charges envolvendo a trama da novela se
espalharam pelo Facebook. No Twitter, hashtags como #AvenidaBrasil e #OiOiOi100 não demoraram para chegar aos TTs. Além disso, milhares
de fãs mudaram o avatar de seus perfis para a “imagem congelada” que imita o
efeito do final de cada capítulo da novela, quando um dos personagens aparece em preto e branco à
frente do fundo com difusas luzes vermelhas e brancas.
Mas o mais curioso para mim foi descobrir que não havia um app
disponibilizado pela Globo (como no caso de Mad
Men, Simpsons, South Park, etc). Os
fãs na verdade criaram suas fotos manualmente no Photoshop (aprenda como aqui).
Fail da Globo por não prever esta demanda e oferecer um app no seu site. Lembram
do caso
da AMC? Pois é. Nunca subestime a paixão de seus fãs. Eles são capazes de
produzir conteúdo e compartilhá-lo mais rápido do que você consegue dizer Ni-na-é-Ri-ta.
------------------------------------------------------------------------------------------
Interessado em marketing de experiência, segunda tela, engajamento de fãs e na aplicação da narrativa transmídia e do storytelling na comunicação de sua empresa? Então dá uma conferida no curso STORYTELLING E TRANSMÍDIA PARA MARCAS da ESPM-Sul. Matrículas abertas.
------------------------------------------------------------------------------------------
Nenhum comentário:
Postar um comentário