25 julho, 2011
Malcolm McDowell e Anthony Burgess discutem "Laranja Mecânica"
Como já escrevi aqui, Laranja Mecânica (A Clockwork Orange) está completando quarenta anos. E mesmo quatro décadas depois, esta obra prima de Stanley Kubrick permanece um ícone do cinema e da cultura pop, com uma linguagem visual que consegue o feito de permanecer sempre atual.
Em homenagem a este que é um de meus filmes favoritos, segue o vídeo de um programa de TV de 1972, que reúne o escritor Anthony Burgess, autor do livro, o ator Malcolm McDowell, que deu vida ao protagonista Alex, e o crítico de cinema William Everson para debater a controversa e extraordinária versão de Kubrick.
Uma curiosa revelação: a canção Singin’ in the Rain foi introduzida no filme pelo próprio McDowell, que também afirma que, ao contrário da fama, Kubrick não é um diretor intransigente. Outro fato interessante é que o título do livro vem da expressão cockney “as queer as a clockwork orange”, que quer dizer algo aparentemente normal na superfície mas internamente disfuncional ou demente. Burgess explica também que a expressão mescla dois elementos, o orgânico e o automático, que representam a mente adulterada de Alex.
Destaque também para o cenário do programa, que parece ser tirado de 2001: Uma Odisseia no Espaço; para os hilários cortes de cabelo, e, é claro, para o fato de que os dois convidados fumam compulsivamente. As queer as 1972, I suppose...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Adorei o post, e me dei conta que o filme tem a minha idade! Faço 40 em dezembro também. O programa não poderia ser mais inglês, com perguntas intermináveis, e o McDowell tão novinho e já tão genial nas respostas (e meio exibido, tipo "Kubrick não foi rígido comigo durante o nascimento desta obra monumental..."). Muito bom, deu vontade de ver de novo.
Hehehe exatamente! Perguntas longas, rebuscadas, entrevistadores que preferem ouvir a si mesmos do que as respostas. McDowell uma gracinha, mas é claro com a arrogância própria da idade somada ao estrelato. Só faltou o Kubrick! :-)
Postar um comentário