14 julho, 2011

Depois da “social TV”, agora é a vez da "social Hollywood”



A idéia central de Inside - o novo filme de horror de DJ Caruso (Eu Sou o Número Quatro, Paranóia) - é experimentar o conceito de “cinema social”. Em Inside, usuários do Facebook, Twitter e YouTube são convidados a participar do filme e decidir o destino da protagonista vivida por Emmy Rossum.

O trailer mostra uma jovem que se encontra trancada em um quarto. Sem ter como escapar, sua única forma de contatar o mundo exterior é através de um laptop. E quem ela irá contatar? Você. Quando? A partir de 25 de julho.

Além de poder acompanhar e interagir em tempo real, há a possibilidade de co-estrelar, via webcam. Mas para isso é preciso ser selecionado em um casting call. No site do projeto, em apenas dois dias já foram postados cerca de cem vídeos de aspirantes a co-estrela. Tal processo de seleção não deixa de lembrar o formato já esgotado por Big Brother e The X Factor, mas, se serve de consolo, o objetivo final não é um reality show, mas sim uma ficção colaborativa.

O projeto - cujo slogan é "Her only way out will be to bring you in” - é financiado pelos gigantes Intel e Toshiba (alguém lembra do slogan da Intel?). Trata-se de um exemplo de branded content, característico de uma época que Frank Rose descreve como a era da imersão, onde somos participantes ao invés de espectadores, produtores de conteúdo e não apenas consumidores. As linhas divisórias entre conteúdo e marketing, narrador e audiência, nunca estiveram tão embaralhadas.

Nas palavras de Ron Smith, VP de marketing da Toshiba, o objetivo do projeto é “oferecer uma possibilidade única de envolvimento” com o público, que poderá “enxergar seu próprio nome, seus comentários e sua identidade social incluídas no projeto”. (Fonte: POPSOP)

Difícil prever se Inside dará certo, ou se este será um formato comum daqui a alguns anos. Mas é difícil não ficar ao menos um pouco curiosa. E empolgada com o fato de estar vivendo em uma época em que somos como crianças grandes brincando com brinquedos digitais caros. Brinquedos que podem mudar a forma como produzimos e consumimos entretenimento de uma forma assustadoramente radical.




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