Acabo de encontrar ótimo blog português no Código Fonte, um artigo chamado Tributo a McLuhan, o ilustre teórico da comunicação que completaria 100 anos em 2011.
Para os que não sabem, as ideias de Marshall Mcluhan revolucionaram por completo a comunicação no século XX. Autor do célebre The Medium is The Message, Mcluhan apontou que o meio através do qual se comunica já é em si mesmo parte da própria mensagem que se quer comunicar. Mais relevante ainda é sua ideia de “Aldeia Global”, que com o advento das redes sociais continua espantosamente atual.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
O lançamento do seu livro mais emblemático, The Medium is The Massage, já perfaz quase meio século (1964), e também ele é de uma actualidade espantosa, ilustrando bem sua visão quase profética da sociedade ocidental.
Por curiosidade refira-se que o título do livro (vide foto) é esse mesmo, “massage” e não “message”, que era a ideia original do autor mas que, devido a uma gralha, apareceu com esta forma nas primeiras provas da tipografia.Tanto McLuhan como o editor acharam este erro tipográfico “muito interessante e oportuno”, e resolveram manter o título assim mesmo.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
|
Clique aqui para assistir |
O tema me fez lembrar do 6o episódio da 1a temporada de Mad Men ("Babylon"), onde Joan Holloway utiliza a frase "the medium is the message" ao repassar uma mensagem para Peggy Olson.
O único detalhe que não parece estar correto é que, se o livro foi realmente lançado em 1964 (ou 1969, de acordo com o Wikipedia), teria Joan utilizado a célebre frase em 1961? Bem, fica aqui a questão, e em anexo também o clip da cena.