29 outubro, 2011

E agora, um Halloween completamente diferente



No dia 5 de outubro de 1969, John Cleese, Terry Gilliam, Eric Idle, Terry Jones, Michael Palin e Graham Chapman apareciam pela primeira vez na BBC1, no primeiro episódio da série inglesa Monty Python’s Flying Circus. Foram ao todo 45 episódios (e 6 filmes) que mudaram a cara da comédia para sempre. De Saturday Night Live nos EUA até o nosso saudoso TV Pirata, vários programas de humor ao redor do mundo se inspiraram nos seis (então) jovens britânicos.

28 outubro, 2011

Festival Internacional da TV no Rio

As inscrições estão abertas para o Festival Internacional de Televisão, o único em sua categoria na América Latina. Promovido pelo Instituto de Estudos de Televisão (IETV), o festival acontece na cidade do Rio de Janeiro, de 16-22 de novembro de 2011.

Alguns destaques da programação incluem:


Seminário TV.APPs


Acontece em São Paulo no dia 8 de novembro o primeiro seminário TV.APPs que terá a participação dos diversos players envolvidos na criação de aplicativos e conteúdos para a nova televisão. 

Desenvolvedores de softwares, detentores de plataformas de Smart TVs, fabricantes de televisores e caixas over-the-top estarão debatendo os seguintes temas:


25 outubro, 2011

Dica de Leitura: Coleção "Reading Contemporary Television"



(POST UPDATE) A popularidade das séries de televisão sem dúvida não é um fenômeno novo, mas os contextos de produção e recepção se transformaram ao longo da história. A tecnologia digital e estratégias globais das grandes corporações de mídia não apenas aumentaram o mercado para produtos televisivos mas também intensificaram o debate acadêmico sobre as conseqüências da circulação e recepção destes produtos num nível global, nacional, regional e local.

A coleção Reading Contemporary Television da I.B. Taurus / MacMillan oferece uma leitura crítica dos produtos televisivos contemporâneos, com obras que agregam artigos de acadêmicos ingleses e americanos cujas linhas de pesquisa giram em torno da dramaturgia serializada. A coleção é coordenada por Kim Akass, da London Metropolitan University, e Janet McCabe, da Manchester Metropolitan University. Entre os títulos estão:

- Reading Sex and the City, de Janet McCabe e Kim Akass (ed.)
- Reading The Sopranos, de David Lavery (ed.)
- Reading Lost: Perspectives on a Hit TV Show, de Roberta Pearson (ed.)
- Reading CSI, de Mike Allen (ed.)
Reading Six Feet Under, de Janet McCabe e Kim Akass (ed.)

Embora ainda não exista previsão de publicação em português, a maioria das grandes livrarias brasileiras importam os livros sob encomenda.


Outros títulos interessantes na área de cultura visual e estudos de mídia são:
- Re-viewing Television History: Critical Issues, de Helen Wheatley (ed.)
- Third Wave Feminism and Television, de Merri Lisa Johnson (ed.)
- Reading 24: TV Against the Clock, de Steven Peacock (ed.)
- The Queer Politics of Television, de Samuel Chambers

18 outubro, 2011

Um stalker pra chamar de seu



Take This Lollipop é um site extremamente suspeito que pede acesso a seus dados e fotos no Facebook... Assustador? E é para ser. Afinal, o privilégio de ter o seu próprio online stalker não sai assim de graça. Uma vez cadastrado você pode assistir a um vídeo (a propósito, muito bem produzido) onde uma figura para lá de sinistra navega pelo SEU perfil, acaricia SUA foto na tela, e ainda por cima  Se você tem coragem, visite o site.

O site gerou muito hype na Internet e se alastrou rapidamente. Teve tantos acessos depois de ser mencionado em um artigo do New York Times que ficou fora do ar durante um período.

Ainda não se sabe quem ou o que está por trás do misterioso site. Alguns comentam que pode ser uma ação viral para lançar um filme ou série de terror, ou alguma ação promocional de Halloween. É bem possível. Ao que parece, o diretor do vídeo é Jason Zada, que já fez filmes publicitários para a Ray-Ban e Office Max (lembram do site Elf Yourself?). Então é provável que este seja ou um teaser para um filme/série, ou um conteúdo patrocinado, uma ação de branded content, transmídia storytelling ou experiência social aos moldes de Inside (Intel e Toshiba). É esperar para ver se haverá alguma sequência ou ação promocional complementar.


Se você tem coragem, visite o site. Mas se não quiser ver um vídeo customizado com os seus dados e fotos, então assista a este divulgado por uma das "vítimas".




Uma curiosidade: já existem no YouTube mais de cem vídeos mostrando a reação de pessoas ao appUsando uma webcam, oamigos ou em alguns casos elas próprias registraram o momento exato em assistiram ao vídeo (customizado com sua foto) pela primeira vez. Clique na imagem abaixo para ver uma das versões mais divertidas, estrelando quatro adolescentes inglesas (detalhe do poster da Saga Crepúsculo no background...)



-------------------------------------------------------------------------------------------------------


Interessado na relação entre conteúdo de marca, fãs e narrativa transmídia? Então dê uma conferida no curso STORYTELLING E TRANSMÍDIA PARA MARCAS da Escola de Criação ESPM-Sul.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...