Em visita ao Brasil para treinar os roteiristas da Globosat, Marta Kauffman, coautora de Friends, disse ao Estadão que o principal produto de exportação da televisão brasileira está com os dias contados. A declaração tem causado certa polêmica. E você, o que acha?
Reproduzo abaixo o artigo "Adeus às Novelas", de João Fernando, para o Estadão de 15/03/2013:
Marta Kauffman |
"Assim como acontece com as
novelas, parece que a maioria das séries de vocês têm uma ideia limitada. Nos
EUA, a primeira coisa que você se pergunta é: isso pode durar cinco
ou dez anos? De onde virão outras histórias? Essa será a mudança", analisa
a autora, que não se lembra do nome das atrações que viu. "Uma era sobre
uma família e a outra era uma coisa policial", conta. Questionada se o
segundo programa era o seriado Força-Tarefa (Globo), ela concorda.
Em uma palestra aos roteiristas, na
terça passada, ela reforçou a opinião de que as tramas da noite estão com os
dias contados. "Direi coisas que vão deixá-los tristes. A telenovela não vai
ser o primeiro gênero de entretenimento, não vai funcionar mais. Todo mundo tem
de pensar algo diferente a ser feito. As pessoas não veem mais TV como antes.
Quando a novela acaba, ninguém vê no DVD nem assiste no YouTube", avalia.
Para ela, produzir programas com
temporadas é o caminho da TV. "Acho que isso está evoluindo aqui. Minha
esperança é que o mercado saiba que é preciso fazer um investimento para os
próximos anos. Nos EUA, tudo está acontecendo na TV e nas séries para internet.
Há outras maneiras de contar histórias."
Agora, Marta está envolvida na
produção de Call me Crazy: A Five Film, continuação do filme para TV Five,
sobre mulheres com câncer de mama. "Descobri que gosto de fazer as pessoas
chorarem assim como faço rir", aposta. Ela, porém, afirma que não fará uma
versão de Friends para o cinema. "Não há esperança. Prefiro que as pessoas
fiquem querendo que aconteça em vez de desapontá-las. É um programa com muitas
câmeras, difícil de transformar em filme. E as pessoas envelhecem. Vão passar
metade do filme falando: 'Nossa, ele está acabado'. Não podemos fazer o que já
fizemos. Vamos deixar todos querendo mais."
--------------------------------------------------------------------------------------
--------------------------------------------------------------------------------------
Interessado em marketing de experiência, segunda tela, engajamento de fãs e na aplicação da narrativa transmídia e do storytelling na comunicação de sua empresa? Então dá uma conferida no curso STORYTELLING E TRANSMÍDIA PARA MARCAS da ESPM-Sul. Matrículas abertas.
---------------------------------------------------------------------------------------
Nenhum comentário:
Postar um comentário