04 abril, 2012

A FAN ART DE MATT NEEDLE – Entrevista exclusiva



(POST DE 29/04/2011 ATUALIZADO COM NOVAS IMAGENS) 
Esta é uma entrevista exclusiva com Matt Needle, ilustrador e designer gráfico que já desenvolveu trabalhos para a revista Wired e para a Nike. Matt busca inspiração na cultura pop, e tem se destacado no mercado internacional pelas suas peças baseadas em séries de TV e cinema.

Apesar de britânico, Matt prefere a TV americana. Ele acredita que esta nova tendência da fan art se deve ao fato de que, na última década, as produções de alta qualidade da TV a cabo trouxeram prestígio à mídia televisiva, atraindo um maior interesse tanto do público como dos artistas. 

Confira a entrevista:

Meditations In an Emergency: O que despertou seu interesse pela TV? Percebo que grande parte dos designers, que como você costumava se inspirar no cinema e na música para criar fan art, agora tem homenageado a televisão.

Matt Needle: Sou um grande fã de TV, desde criança, e nos últimos anos a TV ficou cada vez melhor, principalmente as produções americanas, mas algumas britânicas também (como a ótima Life on Mars, que teve um remake americano deplorável). Depois que a HBO começou a se destacar no final dos anos 90, as outras emissoras tiveram que correr atrás e elevar seus padrões. Séries como The Sopranos, Band of Brothers, The Wire e Six Feet Under prepararam o caminho para séries como Breaking Bad, Mad Men, Walking Dead, Sons of Anarchy e Boardwalk Empire. Torço para que esta tendência se mantenha no futuro.


Meditations In an Emergency: Artistas como Christina Perry e Dyna Moe (conhecidas pelos seus trabalhos com Mad Men) e Ty Mattson (Lost e Dexter) têm indo ainda mais longe e fechado contratos com as próprias emissoras. O website da ABC inclusive vende produtos Lost que vêm com uma etiqueta de “fan made”.

Matt Needle: Certas emissoras perceberam que, se os designers estão criando obras de qualidade baseadas nas suas séries, elas podem ter parte neste lucro. O que não deixa de estar certo. Mas temo que o designer que se envolvem neste tipo de negociação não vê boa parte deste dinheiro. Infelizmente não há muito a fazer, uma vez que as emissoras sempre podem processá-lo por questões de copyright. Por outro lado, é preciso levar em conta que esta prática está dando uma exposição bem maior para estes artistas, que antes só atingiam um grupo limitado de fãs.

Eu só desenho coisas que eu gosto e que me inspiram, seja TV, cinema, música, o que for.

Meditations In an Emergency Você planeja fazer mais tributos a Mad Men e outras séries? Você tem twittado bastante sobre Dexter. É sua nova inspiração? E quanto às séries britânicas?
Matt Needle: No momento não tenho planos para fazer mais ilustrações de Mad Men, mas nunca se diz nunca. Dexter é uma possibilidade. No que diz respeito à TV do Reino Unido, para mim 89% do que produzimos é ruim, com raras exceções. A maior parte da programação é chata, com um visual pobre e um formato que francamente já deu o que tinha que dar.










------------------------------------------------------------
Interessado em marketing de experiência, segunda tela, engajamento de fãs e na aplicação da narrativa transmídia e do storytelling na comunicação de sua empresa? Então dá uma conferida no curso STORYTELLING E TRANSMÍDIA PARA MARCAS da ESPM-Sul. Matrículas abertas.
------------------------------------------------------------

Um comentário:

Luiza Versamore disse...

Oi querida! Estou passando pra desejar-lhe uma Feliz Pascoa, cheia da paz de Cristo! Este codigo `e de um selinho de Feliz Pascoa que estou te presenteando! Grandes beijos,
Luiza
http://2.bp.blogspot.com/-1qKmPr-RM90/TaOxdjUqa_I/AAAAAAAAAFI/g_xaByczh8I/s350/selinhodepascoa.jpg

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...