15 agosto, 2013

Quando a ficção "quebra" a parede da realidade



Sabe aquele momento do filme em que a personagem na tela olha para (ou fala com) você, o espectador, gerando cumplicidade e às vezes até certo desconforto? Pois o diretor Leigh Singer fez uma compilação de cenas de clássicos onde a personagem “derruba a quarta parede” (expressão que vem do teatro e refere-se à plateia, que seria a quarta parede do palco). Obviamente não faltou a clássica cena de Annie Hall, quando Woody Allen chama Marshall McLuhan para desbancar um intelectual pedante. “Oh boy, if only life were like this…”


Na TV, o recurso já foi adotado em comédias como The Office e Modern Family, e em dramas como o elogiado House of Cards (a versão de 1990 da BBC abusava ainda mais do recurso). Com certeza existem outros exemplos da TV que estou esquecendo. Dicas?

A edição e o uso da trilha são tão extraordinariamente impecáveis que vale a pena assistir até o final.




----------------------------------------------------------
Interessado em marketing de experiência, segunda tela, engajamento de fãs e na aplicação da narrativa transmídia e do storytelling na comunicação de sua empresa? Então dá uma conferida no curso STORYTELLING E TRANSMÍDIA PARA MARCAS da ESPM-Sul. Matrículas abertas.
----------------------------------------------------------

Um comentário:

Moda disse...

Voce pode especificar quando acontece essa quebra de quatro paredes (interacao) no Laranja Mecanica?

obrigda

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...