18 janeiro, 2011

Dica de Livro: Dr. Jung analisa Dr. House


O livro House: The Wounded Healer on Television - Jungian and Post-Jungian Reflections é uma coletânea de artigos que examinam o complexo personagem do Dr. Gregory House, da série House M.D.através de uma perspectiva Junguiana.

A construção dos personagens, os temas e conflitos recorrentes, a estrutura visual e narrativa da série são cuidadosamente dissecadas, e conceitos clássicos da psicologia Junguiana como o curador ferido e o puer aeternus são explorados.

O curador ferido é um arquétipo da psicologia Junguiana, que tem no mito de Quiron uma das melhores representações das polaridades saúde e doença. Na mitologia grega, Quiron, filho de Cronos e de Filira, se tornou o mais sábio dos centauros. Foi ele quem ensinou a arte da cura a Asclépio, que se tornou depois o deus da Medicina. Quando Quiron foi atingindo pela flecha envenenada de Hercules, porém, todo este conhecimento não foi suficiente para curá-lo. Como Quiron era imortal, o ferimento causado jamais curaria, causando dores terríveis e intermináveis.

O puer aeternus (do latim “jovem eterno”) é outro arquétipo da psicologia Junguiana, caracterizado pela eterna imaturidade, que pode levar a problemas psicológicos como o narcisismo, a indisciplina, e a inabilidade de desenvolver uma perspectiva adulta apropriada à vida.

Estes elementos estão indubitavelmente presentes na construção do personagem do médico genial, rebelde e ferido (física e emocionalmente) de Gregory House.
Editado pelos acadêmicos britânicos Luke Hockley (Media Studies, University of Bedfordshire) e Leslie Gardner (Psychoanalytic Studies, University of Essex), o livro vem com um glossário das principais terminologias Junguianas, o que permite que possa ser apreciado mesmo por aqueles fãs da série que não possuem maior familiaridade com esta escola da psicologia.

O primeiro capítulo, intitulado “Gregory House: physician, detective or shaman?”,está disponível para download aqui.


5 comentários:

Débora Bee* disse...

Poxa, amo o House!!!

Estou lendo o livro "Filosofia no Seriado House", é de matar! Vejo que temos muito em comum, vou estar sempre passando por aqui...

Unknown disse...

Olá,

Tenho outros 2 livros que falam a respeito do seriado House..esse daí já tem versão traduzida para o português? A leitura de todos os livros sobre o seriado é ótima, recomendo. geuzao@hotmail.com - Abraço

Sheron Neves disse...

Oi Ageu! Olha, eu ainda não sei quando eles vão lançar a versão traduzida deste livro.As editoras no Brasil ainda são um pouco lentas nesse aspecto, existem livros maravilhosos sobre Sex and the City, Sopranos, CSI, e a pouco saiu um sobre Mad Men, e nenhum lançado em portugues.Uma pena. Mas não vamos perder as esperanças, se estes dois do House venderem bem (e acho sim, ao menos todo fã do seriado q eu conheço tem), quem sabe eles acordam p/ o fato de que existe mercado p/ este tipo de produto né? Se eu souber de alguma novidade te aviso.
Um abraço e obrigada pela visita e pelo comentário!

Donna Chic Boutique disse...

Olá sou do http://bipolarhumores.blogspot.com
estou te seguindo e realmente adorei o seu blog...



Sucesso!

Anônimo disse...

Olá, graciosamente estou retornando ao seu blog, após sua visitinha ao meu. Sim! Temos gostos em comum (:

Obrigado pelo carinho .. Um beijão Gih

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...