03 fevereiro, 2011

Mr. Darcy e Elizabeth Bennet reunidos após quinze anos

Jeniffer Ehle e Colin Firth em Orgulho e Preconceito (1995), e
no momento em que contracenam em O Discurso do Rei (2010)

Assistindo ao ótimo O Discurso Do Rei, somos brindados não apenas com excelentes atuações e um roteiro primoroso, mas também com um momento histórico na cultura pop britânica. A reunião de dois ícones, Colin Firth e Jennifer Ehle, que ficaram imortalizados no imaginário inglês como Mr. Darcy e Elizabeth Bennet na minissérie da BBC Orgulho e Preconceito (Pride and Prejudice, 1995), a mais querida e cultuada das adaptações do romance de Jane Austen.

Para os fãs da minissérie, é dificíl não sentir o coração bater forte na cena do filme em que o rei George VI (Firth) é apresentado à Mrs. Logue (Ehle). São quinze anos esperando para ver Darcy e Elizabeth juntos novamente, mesmo que por poucos segundos. A ocasião é pontuada pela fala do personagem de Geoffrey Rush: “Não creio que vocês já se conheçam”, numa clara referência ao passado dos dois, na tela e na vida real (os dois tiveram num breve romance).

O diretor do fime, Tom Hopper, alegou numa entrevista que o lado mais travesso da sua personalidade talvez tivesse planejado o esperado encontro: "I don't know... Did I think about the Pride and Prejudice thing? There's probably a mischievous part of me that did...”

Os britânicos adoram fazer este tipo de referência a Orgulho e Preconceito, que transformou o ator em sex symbol nacional. Uma destas alusões acontece no filme O Diário de Bridget Jones, onde Firth faz uma versão do seu próprio Mr. Darcy, na pele do advogado “Mark Darcy” - numa espécie de inside joke para os familiarizados com a versão do livro. É que no best seller a protagonista é obcecada pelo ator, e passa horas e horas assistindo à já clássica “cena da camisa molhada (que na realidade nem existe no livro de Austen). Abaixo a cena original:



Colin Firth também parodia a sim mesmo no filme St Trinian's, que no Brasil recebeu o infeliz título “Escola Para Garotas Bonitas e Piradas".



Outra alusão, esta sem Colin Firth, pode ser vista na cômica minissérie Lost in Austen. A protagonista, que veio do futuro e roubou Darcy de Elizabeth, diz após implorar que ele mergulhasse no lago: “Acabei de ter um estranho momento pos-moderno".


O DVD da minissérie Orgulho e Preconceito foi lançado no Brasil em 2009 pela Logon, mas em poucos meses se esgotou. É possível encontrá-lo em algumas locadoras, ou esperar por uma nova edição. Mais sobre a minissérie no blog Tempos Eternos.

---------------------------------------------------------------------


UPDATE EM 09/05/11: O Blu-Ray da minissérie acaba de ser lançado pela Logon no Brasil.


---------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...