28 dezembro, 2010

A HBO e o voyeur dentro de cada um

HBO Voyeur foi uma campanha lançada em 2007, com o objetivo de fortalecer a relação da marca HBO com seus consumidores. São pessoas que buscam novas experiências de entretenimento, e sabem que a HBO faz muito mais do que apenas "contar histórias": ela nos faz imergir nestas histórias, provocando o “voyeur” dentro de cada um de nós.

“See what people do when they think no one is watching”. Em português, algo como: “Veja o que as pessoas fazem quando pensam que ninguém as observa”. Em outras palavras, a campanha convidava o público a observar a vida dos outros, mas não da forma escancarada e muitas vezes de mau gosto típica dos reality shows. Ao invés disso, ela propõe este exercício através da ficção, da milenar tradição do storytelling.

A agência BBDO desenvolveu 12 histórias, que acontecem em lugares diferentes na cidade de Nova Iorque: uma na West 41st Street, “The Artist”; outra na East 85th Street, “The Housewife”; na Prince Street, “The Meditator”; na West 72nd Street, “The Mortician”. Na Broome and Ludlow Street, mais 8 histórias acontecem, uma por apartamento (no apartamento 1A, "The Tempted"; 1B, "The Departure"; 2A, "The Discovery"; 2B, "The Proposal"; 3A, "The Killer Within"; 3B, "The Grown-Up Table"; 4A, "The Delivery"; e 4B, "The Temptress”). As diversas histórias, aparentemente separadas, acabam por se entrelaçar, e envolvem assassinatos, romance e traição.

A campanha teve uma execução extremamente complexa. Começou envolvendo os residentes de Nova Iorque, distribuindo convites para o evento de lançamento, que convidava os residentes a comparecer num determinado local numa noite específica, onde um prédio servia de tela para a projeção dos filmes, criando a ilusão de que não existia fachada e fosse ver tudo o que se passava no interior dos apartamentos. As diversas histórias desenrolavam-se simultaneamente enquanto as pessoas acompanhavam usando pistas que estavam no convite. Fora de Nova Iorque, a ação fez uso da mídia na TV, web e celulares.

O resultado foi um fenômeno viral nos EUA. Este projeto incorpora o que há de mais importante numa campanha de comunicação bem sucedida. A marca nos entretém através de uma história, nos desafia. Não nos interrompe, nos envolve e nos convida a imergir.

Prêmios: Cannes 2008 2 Grand Prix em Outdoor e Promotion, 5 Golds, 1 Silver e 1 Bronze em Media, Cyber, Design Promotion e Film.





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