29 maio, 2011

A reinvenção dos níveis de audiência

Já escrevi em outros posts sobre a TV social e o quanto o Facebook e o Twitter têm influenciado vários aspectos da TV, a ponto de serem referidos por Cory Bergman como “os novos corretores da TV”. Alguns aparelhos de TV já vêm até com apps pré-instalados para as redes sociais, e alguns receptores digitais já trazem um EPG (Electronic Program Guide) mais avançado que informa quais são os programas mais comentados das redes sociais.

E agora Michael Fleischman e Deb Roy, do prestigiadíssimo MIT Media Lab, prometem reinventar a medição da audiência televisiva, com seu novo projeto, a Bluefin Labs.

A proposta é solucionar uma questão que por mais de 60 anos preocupa emissoras e anunciantes: como medir o real envolvimento da audiência, e não apenas o consumo passivo de um programa ou comercial. Para isto, a Bluefin utiliza uma tecnologia que cruza dados de 43 canais americanos de TV aberta e por assinatura com três bilhões de comentários mensais nas redes sociais. A partir daí consegue mapear não apenas os programas e comerciais, mas as cenas, personagens e até palavras específicas que foram mais comentadas. 

Ainda em fase de testes, a Bluefin já tem projetos piloto com nomes de peso do mercado americano como Best Buy, Razorfish e FOX Sports.

Publicitários e marketeiros, wake up and smell the #hashtag. Se o seu produto ou programa não gera conversa, ele pode estar fora do jogo. (Às vezes dá até saudades dos idos tempos em que um comercial de 60’, um spot de rádio de 30’ e 10 outdoors nos pontos mais movimentados da cidade era tudo que se precisava...)


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