Já escrevi em outros posts sobre a TV social e o quanto o Facebook e o Twitter têm influenciado vários aspectos da TV, a ponto de serem referidos por Cory Bergman como “os novos corretores da TV”. Alguns aparelhos de TV já vêm até com apps pré-instalados para as redes sociais, e alguns receptores digitais já trazem um EPG (Electronic Program Guide) mais avançado que informa quais são os programas mais comentados das redes sociais.
E agora Michael Fleischman e Deb Roy, do prestigiadíssimo MIT Media Lab, prometem reinventar a medição da audiência televisiva, com seu novo projeto, a Bluefin Labs.
A proposta é solucionar uma questão que por mais de 60 anos preocupa emissoras e anunciantes: como medir o real envolvimento da audiência, e não apenas o consumo passivo de um programa ou comercial. Para isto, a Bluefin utiliza uma tecnologia que cruza dados de 43 canais americanos de TV aberta e por assinatura com três bilhões de comentários mensais nas redes sociais. A partir daí consegue mapear não apenas os programas e comerciais, mas as cenas, personagens e até palavras específicas que foram mais comentadas.
A proposta é solucionar uma questão que por mais de 60 anos preocupa emissoras e anunciantes: como medir o real envolvimento da audiência, e não apenas o consumo passivo de um programa ou comercial. Para isto, a Bluefin utiliza uma tecnologia que cruza dados de 43 canais americanos de TV aberta e por assinatura com três bilhões de comentários mensais nas redes sociais. A partir daí consegue mapear não apenas os programas e comerciais, mas as cenas, personagens e até palavras específicas que foram mais comentadas.
Ainda em fase de testes, a Bluefin já tem projetos piloto com nomes de peso do mercado americano como Best Buy, Razorfish e FOX Sports.
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