25 novembro, 2010

“She's dead. Wrapped in plastic.”

Episódio de abertura de Twin Peaks está na Usina do Gasômetro

Esta é para matar a saudade de um ícone da TV que em 2010 fez 20 anos. O episódio piloto da cultuada série Twin Peaks será exibido nesta sexta-feira 26 de novembro, às 19h15min na Sala P. F. Gastal, dentro da mostra Avalanche.

No primeiro episódio da série, assinada por David Lynch e produzida por Aaron Spelling de 1990 a1991, o corpo abandonado da jovem Laura Palmer (Sheryl Lee) é encontrado, e o ecêntrico agente do FBI Dale Cooper (Kyle MacLachlan) é chamado à cidade de Twin Peaks para investigar o brutal assassinato. “She's dead. Wrapped in plastic”, diz o homem que a encontra. Tem início um desfile de situações bizarras e personagens excêntricos, típicos da mente genial de David Lynch.

A pergunta “Quem matou Laura Palmer?” inquietou fãs no mundo inteiro, inclusive no Brasil, quando estreiou em 1991 na Globo, logo após o Fantástico. Mas os fãs brasileiros sofreram pelo fato da emissora ter suprimido episódios e depois cancelado a série.

Alguns autores consideram Twin Peaks um divisor de águas na história da televisão mundial. Em 1990 não era comum ver na TV aberta americana uma obra desta densidade, com personagens complexos, trama flertando com o místico, trilha sonora de altíssima qualidade (assinada por Angelo Badalamenti) e um tom um tanto sinistro para o horário das 9 da noite na ABC. Não levou muito tempo para Twin Peaks ser elevada ao padrão de cult. E estava nascendo um novo tipo de fã, mais devotado e exigente, com um olhar mais refinado, pronto para acolher uma linguagem mais cinematográfica na televisão. O caminho estava aberto para a dramaturgia de qualidade na TV.

A mostra de filmes na Sala P. F. Gastal inclui trabalhos assinados pelo coletivo de artistas Avalanche, além de uma seleção de títulos que lhes são inspiradores, como Tubarão (de Spielberg), All That Jazz (de Bob Fosse), Stroszek (de Werner Herzog), e o já mencionado Twin Peaks.
A programação completa você encontra no blog da Sala P. F. Gastal.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...