Reproduzo aqui meu artigo originalmente publicado no blog da Escola de Criação ESPM Sul.
A BlueFin
Labs (que já mencionei aqui
e aqui)
acaba de divulgar um relatório com dados interessantíssimos sobre a TV social nos
EUA durante o ano de 2012. Embora os números divulgados sejam genéricos, a
empresa fornece relatórios com dados demográficos mais detalhados mediante o
pagamento de uma taxa.
Em
tempos de tecnologias que permitem que o público assista ao que quiser e quando quiser, como Net HD, Net Now,
iTunes, Netflix e downloads ilegais, estimular a audiência a assistir TV em
tempo real - e a comentar sobre o programa e seus anunciantes - pode ser a
grande saída para a publicidade televisiva tradicional (leia mais sobre o papel
da TV social no marketing mix aqui).
Nesta segunda-feira dia 14, por exemplo, a CBS (canal aberto americano) realizará
uma ação estilo “você decide” durante a exibição de Hawaii Five-0. Ao tuitar as hashtags #TheBoss, #TheStudent ou
#TheTA, o público poderá decidir
em tempo real quem será o culpado no final do episódio. E os anunciantes
daquele horário saberão que, enquanto participa, o público está também sendo
atingido pela sua mensagem (sobretudo se souberem tirar proveito do evento com
uma ação especial customizada).
Como
ainda existem poucas emissoras e marcas tirando real proveito do potencial da
TV social no Brasil (Universal e HBO são as exceções), vamos aprendendo por
enquanto com a experiência do mercado norte-americano no ano que passou:
- Foram
gerados 874 milhões de comentários sobre programas de TV e sobre
comerciais de TV nas redes sociais (um crescimento impressionante de 363% em
relação a 2011).
- O show
mais tuitado da TV aberta foi The X Factor (78% dos tuites foram de mulheres).
Em segundo e terceiro vieram Glee e American Idol.
- O mais
tuitado da TV a cabo foi Love & Hip Hop: Atlanta (a maioria dos
tuites também de vieram de mulheres). Em segundo e terceiro vieram The
Walking Dead e Pretty Little Liars.
- Outro
ponto interessante são as correlações entre o comportamento de compra e o tipo
de programas de TV sobre os quais consumidores tuitam. De acordo com os dados, quem
consome comida orgânica tuitou mais sobre programas como The Ellen Degeneres
Show e Mad Men. Já quem frequenta salas de cinema tende a tuitar
mais sobre séries como Doctor Who e Friends.
- Um dos
eventos televisivos de maior repercussão, o Super Bowl, gerou mais de 12
milhões de comentários nas redes. Já os comerciais veiculados no seu intervalo
(um dos mais caros do mercado americano) bateram o recorde de mais de 1
milhão de comentários. Entre os
anunciantes, destacaram-se as marcas H&M, com um comercial que mostrava
o jogador David Beckham seminu, e Chrysler, que veiculou um comercial
com o ator Clint Eastwood (este vestido, ainda bem…)
----------------------------------------------------------------------
----------------------------------------------------------------------
Interessado em marketing de experiência, segunda tela, engajamento de fãs e na aplicação da narrativa transmídia e do storytelling na comunicação de sua empresa? Então dá uma conferida no curso STORYTELLING E TRANSMÍDIA PARA MARCAS da ESPM-Sul. Matrículas abertas.
----------------------------------------------------------------------
Nenhum comentário:
Postar um comentário