10 janeiro, 2013

Mulheres reais fictícias


Mesmo sendo de 2005, esta vale a pena revisitar: a campanha criada pela Ogilvy Chicago para a marca Dove.

Modelos, celebridades e padrões de beleza vêm e vão. Mas personagens como Wilma, Marge e Velma são ícones da cultura pop há varias décadas, e por isso seu apelo é universal e atemporal. Mulheres reais não querem ser comparadas a modelos de beleza inatingíveis. Por isso estas personagens, apesar de pertencerem a um universo fictício, acabam sendo mais “reais” do que as modelos que vemos nas revistas. Umas são mães de família, outras desvendam mistérios. Mas o que todas têm em comum é o fato de que nem sempre dispõem de tempo livre para dar um trato nas madeixas. Exatamente como muitas de nós. E é aí que Dove dá uma mãozinha.




Curiosidade: Muitos críticos comentaram na época que, apesar de todo o discurso “mulher real” da marca, se compararmos cuidadosamente os looks “antes” e “depois”, Dove parece ter tido um efeito reparador não apenas nos cabelos mas também no tamanho do busto das moças.


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