01 agosto, 2011

Back to the Future - A televisão de amanhã, ontem



“(...) Não pense que os televisores permanecerão meros retransmissores de programas de redes nacionais e locais. Ele está se transformando um grande terminal centralizador, capaz de exibir imagens vindas de um número crescente de fontes, incluindo aparelhos de vídeo cassete com timers para gravar programas, além de mais de 40 canais de TV a cabo e jogos incrivelmente complexos que podem ser armazenados em disquetes.”

Esta é uma curiosa – e para nós, divertida – reportagem de 1980 da NBC, explorando a "televisão do amanhã”: informações na tela, tele-jogo, disquetes de 5¼ polegadas (que para quem não lembra tinham uma capacidade de armazenamento de 360Kb...), aparelhos para gravação e reprodução de vídeo, enfim, as possibilidades pareciam infinitas, e podiam até mesmo soar como ficção científica para alguns. Fechando o vídeo com chave de ouro, ALF, o ETeimoso, faz um cameo nos 5 segundos finais.

Não foi, porém, o precoce discurso sobre convergência nem a tecnologia (pré-histórica, aos nossos olhos) apresentada que mais me chamaram a atenção. O mais interessante foi observar o tom “olha-só-quão-longe-chegamos” do texto, o que me proporcionou um déjà vu às avessas: em 10 anos estaremos, da mesma forma, rindo de todo o hype gerado pelas atuais tecnologias. O termo “digital” talvez provoque o mesmo desdém que “analógico” provoca hoje. E alguém estará aqui escrevendo um post igualmente presunçoso sobre o quanto o pessoal de 2011 se achava super vanguarda com os seus tablets, seus televisores 3D e suas redes sociais.

Um recado para o pessoal de 2021: peguem leve no sarcasmo, tá? A vez de vocês vai chegar.



2 comentários:

Unknown disse...

Olá, Sheron!

Que achado fantástico! Foi realmente fascinante assistir à reportagem. Para quem viveu os anos 80 - como eu - é ainda mais incrível. A garotada de hoje deve rir muito ao ver que essa era a tecnologia que dispúnhamos (ou melhor, nem dispúnhamos, pois vi pouco disso ao vivo) naquela época.

Mal podemos imaginar o que virá pela frente!

Um abraço!

Sheron Neves disse...

Oi Adelson, q bom v~e-lo de novo por aqui!
Tens razão, quem poderia imaginar... É interessante, por outro lado, ver os primeiros "ensaios" para convergência das mídias, mas tudo ainda muito distante, quase ingênuo. Muito legal. E sem me dar conta eu publiquei este post no mesmo dia do aniversário de 30 anos da MTV! Hehe, também outro ícone dos anos 80.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...