18 novembro, 2013

Bat Kid e o poder do storytelling

No último dia 15 a cidade de San Francisco transformada em Gotham City para realizar desejo de Miles, um garotinho de 5 anos que luta contra o câncer desde os dois anos de idade. O "Bat Kid", como ficou conhecido, desfilou vestido de Batman pelas ruas e a população compareceu em massa para apoiar. 

Macaca velha publicitária, normalmente sou imune a estas coisas. Mas desta vez o cinismo que vem com muitos anos nesta profissão deu lugar a um genuíno nó na garganta. Não sei se foram as imagens do pitoco marchando todo prosa, que se espalharam rapidamente pela web, ou talvez a minha surpresa pela quantidade de pessoas que entrou na brincadeira para tornar a experiência (dele e delas) mais real. Algo nesta ação me tocou fundo, e acredito que possa ser a comprovação de uma teoria que há muito venho explorando: ficção, fantasia, imaginação, suspensão da descrença, make believe, storytelling, chame do que quiser, nos faz humanos.

Se não quiser acreditar em mim, acredite em Jonathan Gottschall, que explica em seus livros como o cérebro humano evoluiu a ponto de inventar mundos que não existem. Para ele, a nossa capacidade de desfiar uma narrativa é o que nos torna especiais.

"Homo sapiens (wise man) is a pretty good definition for our species. But Homo fictus (fiction man) would be about as accurate." 

Abaixo algumas imagens compartilhadas nas redes sociais, além de um "vine" de agradecimento do Presidente Barack Obama (sim meus caros, a Casa Branca possui perfil no Vine). 






--------------------------------------------------------------------------------------------------
Interessado em marketing de experiência, segunda tela, engajamento de fãs e na aplicação da narrativa transmídia e do storytelling na comunicação de sua empresa? Então dá uma conferida no curso STORYTELLING E TRANSMÍDIA PARA MARCAS da ESPM-Sul. Matrículas abertas.
--------------------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...