01 novembro, 2012

Before (and after) midnight


Apesar de cinema não ser o foco central desse blog, quem acompanha os posts aqui sabe que às vezes eu abro uma exceção. E esta é uma delas. A "trilogia" Before... de Richard Linklater vai por fim virar, oficialmente, uma trilogia. Depois do ingênuo Before Sunrise (1995) e do bittersweet Before Sunset (2004), chega a vez da última etapa da história da francesa Celine (Julie Delpy) e do americano Jesse (Ethan Hawke). Before Midnight foi filmado na Grécia, já está em fase de pós-produção e tem estreia prevista para 2013.

O romance, embora nunca tenha sido um grande sucesso de bilheteria, ainda possui uma fiel base de fãs. Talvez por ser uma referência bem típica da geração X, para quem a ideia de conhecer sua alma gêmea em um trem para Viena, passar 24 horas juntos e depois decidir não trocar telefone/endereço/email não é completamente absurda (tente explicar esse conceito romântico-analógico para a turma digital de hoje...). Ou talvez porque grande parte destes fãs tem aproximadamente a mesma idade dos protagonistas, e portanto aprendeu - como eles - que o conceito de alma gêmea só faz sentido quando você tem vinte e poucos anos. Mas como o nosso cérebro se recusa a compartilhar com o coração essa informação (ainda bem), fica sempre a esperança de que Celine e Jesse acabem juntos. Mesmo que tudo se transforme em abóbora depois da meia noite.


Para fechar, esta é uma cena do longa de animação Waking Life (2001), onde o diretor Linklater ( mesmo da trilogia) resolveu brincar um pouquinho com a narrativa transmídia e incluiu uma cena onde os dois, em alguma realidade paralela, estariam juntos e batendo um papo super existencialista de mais de quatro minutos (as cenas foram originalmente filmadas com os atores e a animação sobreposta posteriormente). A propósito, no segundo filme, Before Sunset, a personagem de Celine faz uma referência à velha senhora que ela cita nesta cena.

2 comentários:

Victhor Asckermann disse...

Eu estava super sumido daqui, né? Peço sinceras desculpas! Não conhecia essa trilogia, mas parece ser perfeita ^^

Abraços,
http://therevolucaonerd.blogspot.com.br/

Sheron Neves disse...

Oi Victhor! Eu também estou meio sumida! Se puderes não deixa de conferir os dois primeiros filmes, são ótimos! Abraço!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...