E se a abertura de "Lost" fosse criada por Saul Bass?
Saul Bass foi um talentoso designer gráfico americano que, além de criar a identidade visual de marcas internacionais como AT&T, Minolta e Warner, ficou mundialmente famoso pelas suas aberturas de filmes. Seus trabalhos para grandes cineastas como Hitchcock, Preminger, Kubrick e Scorsese são considerados absolutos clássicos.
Um dos seus trabalhos mais conhecidos são os créditos iniciais do filme The Man with the Golden Arm. De fato as latas do filme de Preminger ao serem entregues nos cinemas em 1955, traziam em anexo um bilhete para os projecionistas: “FAVOR ABRIR AS CORTINAS ANTES DA ABERTURA DO FILME”. É que até então era muito comum que as cortinas só fossem abertas após os créditos iniciais, que eram considerados muitas vezes entediantes para a audiência. Mas Preminger considerava os gráficos desenvolvidos por Bass parte integrante da obra.
Sua influência pode ser vista até hoje em vários trabalhos de ilustradores, tanto no cinema como na televisão, tanto em homenagens “oficiais” (original da produção) como “não-oficiais”. No caso de séries de TV, entre as vinhetas de aberturas “oficiais” destacam-se as de Mad Men (AMC) e de The Hour (BBC).
No sentido horário: detalhe da abertura de "Mad Men"; cartaz e detalhe da bela abertura de "The Hour.
Entre as “não-oficiais” criadas por fãs estão a abertura de Lost recriada por Hexagonall e a abertura de Mad Men recriada por Paul Rogers.
Lost Saul Bass style
Mad Men Saul Bass style
Nenhum comentário:
Postar um comentário