21 outubro, 2012

Comédia por uma boa causa

O Red Nose Day acontece uma vez por ano no Reino Unido. É uma campanha de caridade, que incentiva a população a fazer “algo engraçado” naquele dia. Amigos retribuem com doações, que são contabilizadas no final do dia pela BBC. Várias celebridades participam, e no passado a campanha já contou com a participação de Ricky Gervais (The Office), David Tennant (Doctor Who) e Daniel Craig (007).

Uma das paródias mais engraçadas até hoje foi Uptown Downstairs Abbey, uma brincadeira com os nomes de dois populares dramas de época ingleses, Downton Abbey e Upstairs DownstairsNela retornamos a Downton, agora habitado por Kim Cattrall (Sex and the City) e a dupla Jennifer Saunders e Joanna Lumley (da série cult Absolutely Fabulous). Como no drama originai, a questão da classe - velha obsessão inglesa - permeia todas conversas. Entre as melhores gags estão: Jennifer Saunders imitando o sotaque de Maggie Smith, a sempre elegante Joanna Lumley se recusando a atuar como serviçal, e Simon Callow (Quatro Casamentos e um Funeral) tirando onda com o inflado ego do roteirista Andrew Davies, rei dos dramas de época.

Há ainda uma piada que merece atenção. A personagem da parente distante, recebida com desdém por pertencer a uma classe mais baixa, faz o infeliz comentário: “You have a lovely lounge”. O silêncio constrangedor que se segue se deve ao fato de que existem palavras que “entregam” a classe da pessoa, por mais bem educada que esta seja, e "lounge" é uma delas. Os ingleses das altas camadas sociais usam o termo “drawing room” para se referir à sala de estar. Minúcias que para nós são difíceis de imaginar, mas que existem até hoje na cultura britânica. Ao menos eles sabem como ninguém fazer piada de suas próprias excentricidades. 

Assista aos dois episódios da hilária paródia Uptown Downstairs Abbey:






------------------------------------------------------------------------------------------
Interessado em marketing de experiência, segunda tela, engajamento de fãs e na aplicação da narrativa transmídia e do storytelling na comunicação de sua empresa? Então dá uma conferida no curso STORYTELLING E TRANSMÍDIA PARA MARCAS da ESPM-Sul. Matrículas abertas.
------------------------------------------------------------------------------------------


Um comentário:

Késia Mara disse...

Adorei Sheron.srsr Os ingleses são uma "comédia". Boa dica a sua.

por K.M

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...