20 julho, 2012

Avatares de Avenida Brasil se espalham pela web

Quem me conhece sabe que não gosto de novela. Mas honestamente, com o buzz em torno das ações transmídia de Cheias de Charme e o recente boom dos avatares de Avenida Brasil nas redes sociais, estou começando a repensar minhas prioridades de pesquisa.
Timeline "congelada" nesta quinta-feira
Nesta quinta-feira, dia 19, a repercussão do capítulo 100 de Avenida Brasil me deixou realmente surpresa. De acordo com a prévia do IBOPE, o tão esperado “capítulo da virada” deu 40 pontos, o que não é um número muito alto. Mas será que ainda existe executivo perdendo o sono por causa de índices de audiência? Sabemos que a ação hoje acontece na imensa sala de estar das mídias sociais, e é lá que o envolvimento se intensifica. Alguém ainda duvida que TV social chegou para ficar?

Charges envolvendo a trama da novela se espalharam pelo Facebook. No Twitter, hashtags como #AvenidaBrasil e #OiOiOi100 não demoraram para chegar aos TTs. Além disso, milhares de fãs mudaram o avatar de seus perfis para a “imagem congelada” que imita o efeito do final de cada capítulo da novela, quando um dos personagens aparece em preto e branco à frente do fundo com difusas luzes vermelhas e brancas.

Mas o mais curioso para mim foi descobrir que não havia um app disponibilizado pela Globo (como no caso de Mad Men, Simpsons, South Park, etc).  Os fãs na verdade criaram suas fotos manualmente no Photoshop (aprenda como aqui). Fail da Globo por não prever esta demanda e oferecer um app no seu site. Lembram do caso da AMC? Pois é. Nunca subestime a paixão de seus fãs. Eles são capazes de produzir conteúdo e compartilhá-lo mais rápido do que você consegue dizer Ni-na-é-Ri-ta.



------------------------------------------------------------------------------------------
Interessado em marketing de experiência, segunda tela, engajamento de fãs e na aplicação da narrativa transmídia e do storytelling na comunicação de sua empresa? Então dá uma conferida no curso STORYTELLING E TRANSMÍDIA PARA MARCAS da ESPM-Sul. Matrículas abertas.
------------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...