19 novembro, 2010

Sally Draper, zen master

Sally: The dream felt like going to heaven, except I don’t believe in it.
Glen: You don’t? Then what happens when you die?
Sally: It doesn’t really bother me, except it’s forever. When I think about forever I get upset...Like the Land O’Lakes Butter, that has a picture of an Indian girl holding a box, that has a picture of her on it, holding a box with a picture of her on it holding a box, and on and on.
                                                         
(Mad Men, temporada 4, episódio 12)

 
Sally Draper é sem dúvida um dos personagens revelação de Mad Men, e a atuação da atriz-mirim Kiernan Shipka merece crédito. É da boca dessa garota de 10 anos, espremida entre uma mãe que não a compreende e um pai que não tem tempo para ela, que saem alguns dos comentários mais lúcidos e sutis da 4ª temporada da série. Como o insight descrito acima.
Parte da primeira geração a crescer em frente à TV, Sally referencia-se na mitologia pop para ilustrar conceitos como os de mortalidade e de eternidade. Sua idéia de infinito não vem de um conto infantil, ou uma fábula de Esopo (a fábula O Vento Norte e o Sol de Esopo é citada por uma mulher adulta no episódio seguinte). Nada disso. A referência que Sally utiliza vem da propaganda, mais especificamente da embalagem de uma marca de manteiga (real, diga-se de passagem, o que mostra o brilhante trabalho de pesquisa).

A embalagem da Land O’Lakes mostra uma índia segurando uma embalagem de Land O’Lakes com uma índia segurando uma embalagem de Land O’Lakes com uma índia... e assim por diante, ad infinitum. A imagem remete à idéia de bonecas russas, do universo infinito. Ou talvez remeta ao próprio jogo de espelhos que é a publicidade.

Crescendo em meio aos turbulentos anos 60, Sally definitivamente já tem os olhos atentos para o psicodélico. Não é difícil imaginá-la daqui a alguns anos vivendo em San Francisco com flores no cabelo, e rejeitando o status quo que o próprio pai, Don Draper, ajudou a perpetuar.

Clique aqui para ver o efeito da embalagem em movimento, feita originalmente pelo blogger godofpizza.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...