14 maio, 2013

Vine: storytelling em 6 segundos

Originalmente publicado no blog da Escola de Criação ESPM-Sul.



Depois de nos ensinar a conversar em 140 caracteres, agora o Twitter quer provar que 6 segundos são suficientes para contar uma história em vídeo. Com o aplicativo Vine, lançado no início deste ano, usuários podem gravar e postar vídeos de até 6 segundos de duração.

Não demorou para as marcas começarem a experimentar com a ferramenta, de revistas de moda a automóveis, de destilados a sabonetes. Nesta fase inicial, a grande vantagem é que ainda não existe certo e errado, pois todos ainda estão aprendendo a se relacionar com o formato “menos é mais”. Além disso, o Vine, assim como o Twitter, é democrático. Não interessa se você é apenas um simples mortal ou uma celebridade, uma mega marca ou uma micro empresa: ali todos têm o mesmo espaço.

E se todos têm o mesmo espaço, então o que irá diferenciá-lo no final será sua mensagem, seu conteúdo, a história que você tem para contar. Ela precisa ser memorável e criativa. Seja você uma marca ou um cineasta, um jornalista ou um chef de cozinha.

No Brasil, o Guaraná Antarctica foi uma das primeiras marcas a usar o Vine. Na Espanha, Toyota. No Reino Unido, Cadbury e Bacardi. Nos EUA, Dove, Calvin Klein e Malibu Rum vêm se destacando. A rede Urban Outfitters recentemente realizou em conjunto com a Converse o concurso A day in the life of your Converse sneakers”. O hotel Cavendish London premiou em fevereiro o vine mais romântico. E o fato do ilustre Tribeca Film Festival deste ano ter também premiado os melhores vines (escolhidos por ninguém menos do que Penny Marshall e Adam Goldberg) comprova o potencial da ferramenta, que traz uma linguagem visual própria e incontáveis possibilidades narrativas.













O aplicativo é gratuito e pode ser baixado na App Store (por enquanto disponível somente para sistema operacional iOS). Fonte do infográficoIstoéDinheiro.


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