O primeiro livro de Henry Jenkins, Textual Poachers, está completando vinte anos. E para comemorar, será lançada nos EUA uma edição comemorativa, com capa nova especialmente criada por um fan artist. Até aí nada de novo, a primeira versão também estampava uma fan art na capa. A novidade é que Jenkins acaba de anunciar em seu blog Confessions of an Aca-Fan (termo usado designar os acadêmicos de fandom que são também fãs) que está aceitando sugestões de fan fiction que reúnam no mesmo universo os personagens da nova capa: Spock, Darth Vader, Buffy e Xena. Os quatro tiveram suas imagens manipuladas para que realidades alternativas aos textos originais possam ser exploradas, e os fãs que aceitarem o desafio só precisam enviar sua sugestão para hjenkins@usc.edu. O escolhido receberá uma versão autografada do livro, além de ter seu texto publicado no blog do autor. Não poderíamos esperar nada menos de alguém que levanta a bandeira da inteligência coletiva e da narrativa transmídia há anos, não é mesmo?
Agora aterrissando na nossa realidade. Apesar de estar entre as mais geniais
e respeitadas publicações sobre fandom, Textual
Poachers nunca foi publicado no Brasil. O que faz com que muitos estudantes
brasileiros interessados no comportamento de fãs e na cultura participativa dependam
de dois fatores: (1) precisam ser fluentes em inglês, e (2) precisam ter enough
cash para importar o livro. E sabemos que, na nossa realidade acadêmica, nenhum
dos dois fatores existe em abundância.
Torço para que esta situação mude em breve. Afinal, os estudos de fandom
têm crescido no país, juntamente com os de televisão e cibercultura (leia mais aqui). Além
disso, Jenkins é hoje bem mais conhecido aqui do que há vinte anos. Em 2008, durante
o lançamento de Cultura da Convergência
em português - leitura obrigatória em inúmeros campos de estudo da atualidade -
foi até chamado de “o novo McLuhan” pela Revista
Época. Exageros à parte, o desafio está lançado. E então editoras? Quem
sairá na frente? Aleph? Vozes? Zahar? Campus?
Atenciosamente,
Uma aca-fan esperançosa.
------------------------------------------------------------------------------------------
Interessado em marketing de experiência, segunda tela, engajamento de fãs e na aplicação da narrativa transmídia e do storytelling na comunicação de sua empresa? Então dá uma conferida no curso STORYTELLING E TRANSMÍDIA PARA MARCAS da ESPM-Sul. Matrículas abertas.
------------------------------------------------------------------------------------------
Nenhum comentário:
Postar um comentário